sexta-feira, 1 de junho de 2012

Olimpíada de 2016 no Brasil. A favor ou contra?


  Um dos assuntos o qual ultimamente a mídia e o povo brasileiro vem falando muito é sobre a condição do Brasil de fazer uma olimpíada, mas será que o brasil tem realmente essa capacidade de realizar um evento tão caro, ou se deveria investir esses bilhões em outras áreas? 
Nós precisamos de investimentos urgentes em educação, saúde, transportes e segurança. Para ficar só nessas áreas. Fora as reformas tributária, política e da previdência…
O gasto com a infra-estrutura de uma Olimpíada é gigantesco. Calcula-se que a China tenha investido mais de 60 bilhões de dólares e Londres, que será a sede em 2012, calcula até agora um gasto de 120 bilhões de reais!.
Se pensarmos que no Brasil a corrupção “arrecada” 120 bilhões de reais por ano, sem Copa do Mundo e sem Jogos Olímpicos, imagine com esses eventos… Esse valor se multiplicará por 2 ou 3, infelizmente.
Em se tratando de esportes, não temos o menor incentivo para nenhuma modalidade além do Futebol.
Nosso basquete é desorganizado, natação idem (se Cesar Cielo não tivesse ido treinar nos EUA bancado pela família, provavelmente não teria ganhado a medalha de ouro). Mesmo o judô que sempre consegue medalhas não é tratado como merecia. Basta lembrar do judoca Eduardo Santos que ao perder a disputa pelo bronze, chorou se desculpando com os pais por não ter conseguido vencer. Ele não pôde nem mesmo pagar o teste para a faixa preta por não ter condições financeiras, e só ganhou a faixa quando foi competir na China!! Isso é o cúmulo do absurdo!
E o futebol feminino, então? Tirando duas ou três meninas que jogam na Europa, o restante desembarcou no Brasil sem emprego! Não tem liga oficial, não tem incentivo da querida CBF que prometera, após o Pan do Rio, reformas no futebol feminino, lembram? E mesmo assim conseguiram a proeza de ganhar medalha de prata!
E falando no Pan 2007, que teve sua primeira medalha de ouro brasileira ganha pelo lutador de taekwondo Diogo Silva, que aproveitando a oportunidade, contou o grande incentivo que recebia da Federação de sua modalidade: 600 reais não mensais, pois tinha mês que não via um centavo. Tinha dificuldades para treinar por conta da falta de dinheiro, tendo que conciliar outro trabalho.
para quem quiser saber mais veja no link a seguir:http://curiosando.com.br/olimpiada-de-2016-no-brasil-a-favor-ou-contra/
- Rafael Lobo 


Nenhum comentário:

Postar um comentário