terça-feira, 29 de maio de 2012


Redução da maioridade penal para 16 anos - psicologia
Seguem aqui dois casos que estamos expondo, hoje, com o objetivo de ilustrar a gravidade da situação totalmente fora de controle em que está a mente de menores de idade que se envolvem em crimes. No caso de ambos abaixo, crimes bárbaros, o primeiro deles é um caso que ocorreu no Brasil. Essas histórias são apenas exposição de conteúdo, após ler ambas, lembre-se de tirar suas próprias conclusões, como e o que deveria ser feito a respeito, isto é: caso você consiga encontras alguma solução plausível para situações como essas:



1º Caso:
Um casal de namorados é brutalmente assassinado depois que a moça foi violentada pelo grupo de criminosos. Antes disso, dois homens são mortos a facadas e têm os corpos queimados e enterrados em uma mata. Uma mesma pessoa está envolvida nos dois casos. Um assassino frio, que aterrorizou os moradores do bairro onde morava, em São Paulo, um “psicopata sanguinário”.

             Se você conhece estas histórias, sabe também que os crimes foram praticados por um rapaz que atualmente está com 21 anos. Mas na época tinha 16. O casal morto por ele, Liana Friedenbach, 16, e Felipe Silva Caffé, 19, em 2003, fez o apelido
“”Champinha” ficar conhecido em todo o País. Recentemente, descobriu-se que o então “minimonstro” matou outros dois homens no mesmo ano. E ainda é suspeito de outro homicídio, em 2001, quando tinha apenas 14 anos.    

De: folhadaregiao.com.br

2º Caso
Arrepiantes, os diários dos rapazes que, em 1999, mataram 12 colegas e uma professora num liceu de Columbine, Oregon, antes de se suicidarem. Quase mil páginas de documentação, agora divulgadas, são um mergulho nas profundezas mentais dos adolescentes assassinos que colocaram em choque uma pacata cidade, primeiro, e todo o Mundo, depois. muito por causa do oscarizado documentário de Michael Moore, "Bowling for Columbine", que agitou o debate em torno da posse de armas nos Estados Unidos.
"Odiar é legal" ("it's cool to hate") é uma curta entrada. Um grão de poeira entre todos os papéis apreendidos, após a matança, nas casas de Eric Harris, de 18 anos, e Dylan Klebold, de 17, e agora tornados públicos pelo xerife do condado de Jefferson, após consulta dos familiares das vítimas e de psicólogos especializados em crimes violentos. Mas é suficiente para que nos apercebamos - por mais impossível que se torne compreender - da estreita linha de fronteira entre a normalidade e uma ação que o facilitismo poderá rotular de meramente demencial.
Os textos, segundo as autoridades, não forneceram a chave para explicar o crime. Nem os vídeos feitos pelos dois jovens, que não foram divulgados, por se temer que pudessem estimular comportamentos miméticos. Não há explicação que possa extrair-se, por exemplo, destas linhas escritas por Harris "O meu objetivo é destruir o máximo que puder. Não posso ser distraído pelos meus sentimentos de compaixão, piedade e coisas do gênero".
Apenas determinação, apenas crua indiferença pela vida. Mas não uma explicação. Talvez houvesse indícios, como um trabalho escolar de Harris, em que fazia a vívida descrição de um assassínio em massa, com todos os detalhes. Na altura, o professor enalteceu os dotes de escrita do jovem, mas mostrou ter muitas dúvidas quanto ao tema. Já Klebold parecia trilhar outro caminho. Escrevia sobre uma amada, mostrava-se capaz de amar. Não se sabe o que mudou até ao terror de 20 de Abril, apenas que a paixão não foi correspondida.
Os diários não revelam louca genialidade. O mal transborda das páginas soltas, dos blocos de notas, mas sempre com a difusa imaturidade da adolescência. Gritos de ódio pelo mundo, pela humanidade. Declarações de invencibilidade. De superioridade.
Harris tinha uma agenda. No dia 14 de Abril, um rol de tarefas como "encher os carregadores". E uma nota a programa a ação para o dia 20. Também desenhava. Corpos carregados de armamento, pistolas a cuspir fogo. "Sou uma arma. - escreveu - Não fui feito para caçar, apenas para matar humanos". Fantasiou, depois, sobre um crânio que despedaçou "Sou Deus. Ele morreu".     Todos morreram.

                                    Publicado em 2006-07-08
PEDRO OLAVO SIMÕES

Nenhum comentário:

Postar um comentário