terça-feira, 5 de junho de 2012

Professor comenta a segurança durante a Copa e as Olimpíadas no Brasil





Rafael Lobo

Copa do Mundo e Olimpíadas no Brasil


Alguns jornalistas, de forma até bem intencionada, fazem a seguinte pergunta: é preferível gastar 5 bilhões de reais na Copa do Mundo ou na construção de escolas? Evidentemente, se uma alternativa anulasse a outra, a escolha seria pela segunda opção. Ocorre que este é um questionamento simplista, uma visão limitada das coisas, que não vislumbra os efeitos dinâmicos, em termos sociais e econômico, que a realização de uma Copa do Mundo pode trazer.
Poderia se comparar, por exemplo, o gasto de 5 bilhões previsto para a construção dos estádios com o montante que se paga anualmente com juros e encargos da dívida pública: algo em torno de 180 bilhões de reais! Ou a proporção que estes 5 bilhões representam no PIB do Brasil, que foi de 3,6 trilhões de reais em 2010. Colocando o investimento para construção das arenas nessa perspectiva mais ampla, porque não utilizar esses recursos numa dezena de estádios, que serão ocupados todo o fim de semana por milhares de pessoas?
Bom, aí temos um problema. Sou favorável à realização da Copa, mas é um equívoco construir estádios nas cidades onde não há demanda, onde o futebol é praticamente amador. Em Manaus, Cuibá, Brasília e, em menor medida, Natal, vamos ter os chamados “elefantes brancos”. Nesses casos faz sentido falar em desperdício, pois não se inventa artificialmente um clube ou uma torcida a partir da simples existência do estádio.
Agora, em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Recife e Fortaleza, o futebol já atrai multidões semanalmente, com clubes de tradição e torcidas apaixonadas. Porque não investir 0,15% do PIB em estádios modernos e confortáveis? Os mesmos jornalistas que fazem a pergunta simplória do início do texto, reclamam há anos da má qualidade dos nossos estádios. A realização da Copa do Mundo é uma ótima oportunidade para fazer este investimento, melhorando também a infra-estrutura urbana e o sistema de transporte das principais cidades do país.
É claro que todo esse processo tem que ser monitorado pelos órgãos de fiscalização – como o Tribunal de Contas da União, o Ministério Público e o Congresso – além da sociedade civil organizada e da própria mídia. Os ganhos com os estádios novos e as melhorias de infra-estrutura serão somados aos milhares de empregos diretos e indiretos que a Copa vai gerar, trazendo também ao país turistas e empresas interessadas em investir.
Entretanto, é óbvio que nem tudo são flores. Além dos “elefantes brancos”, outra questão que preocupa é o pessoal que toma conta do nosso futebol na CBF. É preciso ficar em cima, como fez o jornal “Lance” no início do ano, revelando irregulares num contrato sobre os lucros da Copa, provocando sua alteração. Felizmente, temos gente séria na imprensa, nos órgãos de fiscalização e nas instâncias de participação e controle social.
Por tudo isso, e mesmo com as ressalvas colocadas, acho que será uma boa a Copa no Brasil em 2014. Vou deixar para falar das Olimpíadas numa outra ocasião. Só adianto um ponto de vista que, creio eu, vai no sentido contrário do senso comum: dois eventos assim tão próximos me parece um exagero, acaba um tirando o foco do outro.
Deveríamos estar concentrados exclusivamente na organização da Copa do Mundo, que tem mais haver com nossa cultura esportiva centrada no futebol. Poderíamos continuar investindo no esporte olímpico, melhorar nosso desempenho e daqui há 12, 16 anos, quem sabe, se candidatar a fazer os jogos olímpicos.
Bom, mas como torcedor é óbvio que vou curtir muito ter tudo isso no Brasil nos próximos anos....sempre atento para que as coisas aconteçam corretamente!
Domingos Sávio 

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Africa Do Sul 1 ano após a copa


O estádio soccer city em Joanesburgo, recebeu a abertura e  a final da copa do mundo  de 2010 , e está hoje por conta da FNB banco sul-africano  esta sendo usado todas as semanas para shows, jogos e outros eventos, quando abre as portas é sucesso de publico,  como ele é enorme é um bom lugar pra shows 50mil pessoas confortavelmente instaladas e animadas, alem dos estádios, as rodovias estão ampliadas, serviços de ônibus bons e rápidos ligando bairros populosos ao centro, as obras não pararam e o serviço esta dobrando de tamanho,  aeroportos estão novos, espaçosos e modernos, trem ligando cidades, foram investido 4 bilhões de euros. A administração continua pagando uma taxa de 7,5 milhões de euros para manter três dos dez estádios.

“É preciso ver as despesas com os estádios em seu contexto, porque eram imprescindíveis para recebermos a Copa”, explicou à Efe a diretora da empresa de consultoria Grant Thornton, Gillian Saunders, que assessorou o Governo sul-africano no planejamento do evento. “A projeção internacional da África do Sul, os benefícios em coesão e o orgulho nacional de serem capazes de organizar algo como a Copa do Mundo, e o impacto econômico de 350 mil turistas compensam o investimento destas instalações”

domingo, 3 de junho de 2012

Grandes eventos esportivos – Prós e Contras



O B
rasil será sede da Copa do Mundo de futebol em 2014 e a cidade do Rio de Janeiro será cidade sede das Olimpíadas de 2016, isso você já sabe, mas e os prós e contras? Vamos analisar se estes eventos que por muitos economistas é a “oportunidade do século” e por outros é vista como um grande desvio de verba pública a meios não utilizáveis para a maioria da sociedade, e pior, menos ainda pelo povo que mais precisa de atenção, os que vivem abaixo da linha de pobreza é rentável ou não para uma nação.





Garanto que se eu te perguntar em quais áreas um governo deve investir, você dirá, saúde, educação, empregos, moradia e muitos outros, mas estádios, ginásios esportivos, hotéis não estarão nas suas prioridades de investimento, mas um evento do porte dos citados acima precisa e vai ter investimentos nessas áreas, com construções de arenas esportivas o quesito empregos pode ser suprido, mas educação e saúde? Num país de dimensões do Brasil e com todas suas necessidades e prioridades, investir dinheiro público em obras que não sejam essenciais é puro descaso, para não dizer, irresponsabilidade.



Já se tem previsão que o investimento em construções e reformas de estádios para a copa superará o valor de 25 bilhões de reais, se você acredita que o país tem esse dinheiro sobrando, infelizmente, você está enganado, um país que tem déficit de escolas, hospitais, clínicas, creches, vai precisar aumentar sua arrecadação para fazer tais obras, e da onde sai este dinheiro, do nosso bolso, cada vez que o gasto público aumenta só há uma forma de o governo controlar as contas, aumentando impostos, que hoje já são absurdos 35% do PIB, então para deixar bem claro, o país precisará investir alto, não tem esse dinheiro, o que se vai construir nem você nem eu vamos utilizar, e muito pouco há população lucrará com tal evento.




Mas se este texto é sobre os prós e contras, já citamos os contras e agora vamos aos prós, o que se escuta e muito quando se cita tais investimentos em tais eventos é visibilidade e moral elevada, o que não se tateia e não se vê, como os estádios; realmente hoje os olhos do Mundo estão voltados ao Brasil, esse é o momento de mostrarmos que esse não é só o país do futebol e do samba, mas sim de um povo batalhador e acima de tudo vencedor, um povo que tem objetivos próprios e preza pelo seu bem estar e o do próximo, porque qual brasileiro ou brasileira nunca usou a frase “Sou brasileiro e não desisto nunca”?


Com certeza, eu espero, também teremos investimentos em transporte, pretende-se senão acabar ao menos diminuir os congestionamentos nas grandes cidades, melhorar o transporte público com mais linhas de ônibus, metros e trens e resolver de uma vez por todas os problemas com nossa malha aeroviária e aeroportos, a nossa policia terá que aumentar seu contingente e receber treinamento especial (resolver o problema que assola o Rio de Janeiro há muitos anos já seria um bom começo), nossa rede hoteleira deficitária e abaixo do nível esperado internacionalmente também receberá investimentos para se adequar e padronizar o atendimento e a hospedagem, nossa mão de obra, em geral, deve se especializar por tantos empreendimentos e vagas que surgirão em vários setores da economia.




O tema é muito amplo, poderíamos falar sobre isso por varias edições, e vamos fazer tal mais adiante, no momento acredito que os pontos principais são os expostos acima, agora cabe a você pesquisar, analisar e se posicionar, a favor ou contra tal situação, aproveito para agradecer os e-mails que recebo sobre temas a serem debatidos e as matérias já publicadas, vamos continuar juntos, pois para mudar o mundo, primeiro precisamos mudar a nós mesmos.


-Celso Filho'

A Copa do Mundo de 2014


A realização da copa do mundo de 2014 no Brasil tem sido de grande expectativa para o país, está em jogo grandes investimentos em infraestrutura e desenvolvimento interno.
Tendo em vista este grande evento no Brasil, quais os pontos positivos e negativos?
- Pontos Positivos
A construção civil, na realização de reforma e construção de vários estádios, de novas cidades, ruas mais largas e limpas com transportes públicos de qualidade, com isso gerando mais empregos.
A modernização do comércio em tecnologia e inovação, proporcionando um melhor atendimento aos clientes.
A preparação dos profissionais também na área do turismo, para recepcionar os turistas que virão ao Brasil. Para isso, o governo está investindo em aulas de inglês e espanhol para cerca de 300 mil profissionais no setor de bares de  hotéis, restaurantes e taxistas.
A copa de 2014 é a oportunidade do nosso país dar um salto de modernização e apresentar não só sua capacidade de organização, como também força econômica para captar investimentos e os muitos atrativos  que podem transformar o país, em um dos mais importantes destinos turísticos do mundo a partir de um futuro próximo.
- Pontos Negativos
Oportunidade para a corrupção e desperdício do dinheiro público. Algumas obras serão feitas é óbvio, mas servirão mais para enriquecimento ilícito de uns poucos, do que para o bem estar da população de um modo geral.
 Enquanto muitas crianças estão se prostituindo, sendo sacrificadas, entre outras coisas terríveis que nem se deve comentar, o país investe em ter uma copa do mundo aqui, quando esse dinheiro deveria estar sendo investido na educação e na saúde.
Em 2003 o Brasil investiu 21 milhões de reais em educação, acha isso muito? A Espanha que tem 1/4 da população do Brasil investiu 40 bilhões. O que adianta mais emprego e menos educação, isso torna um país empregado e BURRO.
 Alguns estádios podem se tornar "elefantes-brancos", ou seja, serem pouco utilizados após a Copa do Mundo e gerar gastos aos seus proprietários e o dinheiro destinado às melhorias de infra-estrutura que possivelmente podem ser desviados com a grande corrupção existente e no Brasil.
Sendo feito este grande investimento no Brasil para a Copa do Mundo de 2014, como aproveitar as estruturas criadas para capacitar os jovens?


- Pedro Rodrigues

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Olimpíada de 2016 no Brasil. A favor ou contra?


  Um dos assuntos o qual ultimamente a mídia e o povo brasileiro vem falando muito é sobre a condição do Brasil de fazer uma olimpíada, mas será que o brasil tem realmente essa capacidade de realizar um evento tão caro, ou se deveria investir esses bilhões em outras áreas? 
Nós precisamos de investimentos urgentes em educação, saúde, transportes e segurança. Para ficar só nessas áreas. Fora as reformas tributária, política e da previdência…
O gasto com a infra-estrutura de uma Olimpíada é gigantesco. Calcula-se que a China tenha investido mais de 60 bilhões de dólares e Londres, que será a sede em 2012, calcula até agora um gasto de 120 bilhões de reais!.
Se pensarmos que no Brasil a corrupção “arrecada” 120 bilhões de reais por ano, sem Copa do Mundo e sem Jogos Olímpicos, imagine com esses eventos… Esse valor se multiplicará por 2 ou 3, infelizmente.
Em se tratando de esportes, não temos o menor incentivo para nenhuma modalidade além do Futebol.
Nosso basquete é desorganizado, natação idem (se Cesar Cielo não tivesse ido treinar nos EUA bancado pela família, provavelmente não teria ganhado a medalha de ouro). Mesmo o judô que sempre consegue medalhas não é tratado como merecia. Basta lembrar do judoca Eduardo Santos que ao perder a disputa pelo bronze, chorou se desculpando com os pais por não ter conseguido vencer. Ele não pôde nem mesmo pagar o teste para a faixa preta por não ter condições financeiras, e só ganhou a faixa quando foi competir na China!! Isso é o cúmulo do absurdo!
E o futebol feminino, então? Tirando duas ou três meninas que jogam na Europa, o restante desembarcou no Brasil sem emprego! Não tem liga oficial, não tem incentivo da querida CBF que prometera, após o Pan do Rio, reformas no futebol feminino, lembram? E mesmo assim conseguiram a proeza de ganhar medalha de prata!
E falando no Pan 2007, que teve sua primeira medalha de ouro brasileira ganha pelo lutador de taekwondo Diogo Silva, que aproveitando a oportunidade, contou o grande incentivo que recebia da Federação de sua modalidade: 600 reais não mensais, pois tinha mês que não via um centavo. Tinha dificuldades para treinar por conta da falta de dinheiro, tendo que conciliar outro trabalho.
para quem quiser saber mais veja no link a seguir:http://curiosando.com.br/olimpiada-de-2016-no-brasil-a-favor-ou-contra/
- Rafael Lobo