segunda-feira, 28 de maio de 2012


Redução da maioridade penal para 16 anos – Necessidade de amadurecimento
O termo adolescência é um produto cultural do ocidente, derivado de “rituais” sociais não muito antigos, a partir do advento da modernidade no século XVI.
 Esse termo toma como referência um período ou fase da vida, basicamente imaginária, onde se acredita que o indivíduo esteja em uma fase de adaptação ao meio em que ele vive, e deve estar isento de alguns direitos e deveres. Antes disso, apenas a idade exata era mais importante, por isso, não se tinha noção ou consciência clara da passagem da infância a idade adulta, já que isso, na verdade, não lhes era importante, o que mostra como essas fases da vida não eram determinantes dos papéis sociais do indivíduo, mas sim um produto do contemporâneo.
O que foi dito acima pode também nos demonstrar como a mentalidade mudou com o passar dos tempos. Hoje em dia, há pessoas que dizem que ultimamente os jovens estão “ficando adultos” antes da hora, mas esse termo “ficar adulto” é meramente individual, depende muito da opinião de cada um. Por exemplo, para alguns, ficar adulto é ter sua primeira relação sexual, então, como ultimamente os adolescentes estão tendo relações sexuais com a idade cada vez menor, as pessoas, com suas mentalidades simples, acham que “o garoto já virou um homem”. Esses, e outros pensamentos abstratos acabam formando a ideia do amadurecimento prematuro, mais se nós analisarmos direito, talvez não seja bem assim.
            Os pais de antigamente queriam ver os filhos trabalhando ainda crianças. O estudo ficava em segundo plano. As crianças tinham que começar a ter responsabilidades desde cedo, esse era o pensamento. A maioria dos pais de hoje pensam que é melhor ver os filhos só estudando, porque trabalhar é assunto apenas para depois da faculdade. Os pais de antigamente achavam que os filhos tinham que crescer logo para se virar na vida, que era considerada dura e cheia de desafios. Já alguns pais de hoje estão sempre com uma educação superprotetora que reflete seu desejo de que seus filhos não cresçam.
 Talvez seja essa mudança da forma de lidar com seus filhos que acabe fazendo com que a diminuição da maioridade penal seja mais necessária atualmente, pois essa mudança pode fazer com que a consciência dos jovens não por um método suscetível à falhas, mais sim por um sistema mais metódico.

-Patrick Lins, 2º ano "A". (redução da maioridade penal para 16 anos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário