domingo, 20 de maio de 2012

Raça só existe uma : HUMANA

Essa postagem vai ser destinada a apresentar a opinião de algumas pessoas que são CONTRA as cotas raciais.

Os argumentos centrais opostos às cotas raciais são:

* Cotas Raciais são Racistas
:
Dentre os argumentos utilizados, esse é um dos mais recorrentes. De forma simples, faz-se um entendimento de que combater segregação e preconceito com atitudes que privilegiem determinados grupos sociais representa uma ironia. O que também é afirmado é que oferecer privilégios a grupos específicos significa identifica-los como menos capazes que os demais.

* Cotas Raciais são Injustas:Indo na mesma linha do raciocínio anterior, aqui o que se diz é que, ao oferecer determinadas “facilidades” aos afrodescendentes, eles - o governo, os políticos idealizadores das cotas etc. - deixam de fora toda uma gama de outros indivíduos que disputam, por exemplo, uma vaga numa universidade, numa situação em que mesmo com um desempenho alto, acabam não conquistando uma vaga que o outro candidato, com cota, consegue, mesmo, em alguns casos, tendo uma nota menor.

* Não Resolvem o Problema:São, dizem, meramente paliativas. Não tratam a causa, não resolvem a situação e servem apenas como joguete político para mandar a sujeira pra debaixo do tapete. O que também é comum de se ouvir é que, principalmente no que se trata do ingresso na universidade, a disputa deveria ser baseada única e exclusivamente no desempenho do candidato; que deve entrar o mais preparado e que, esses sim, tenderão a ser os melhores profissionais no futuro.
A constituição diz :
No artigo 5.º"todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza".
No artigo 19"é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos municípios criar distinções entre brasileiros ou preferências entre si".
No artigo 208, que "o dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um".

 Eis a opinião de algumas pessoas :
“A cor da pele é como gênero ou origem geográfica de nascimento. A cor da pele é um acidente, faz parte do acaso, ninguém tem mais ou menos merecimento ético, dotado de caráter por ser sulista ou nordestino, homem ou mulher, índio, branco ou negro.”Ayres Britto

‘’ A diversidade racial significa o ESTADO conferindo validade á tese racista da classificação racial,que nós repudiamos.’’
 José Roberto Ferreira Militão,advogado.
“Essa coisa de raça foi defendida por Adolf Hitler no passado”, Demóstenes Torres,senador.
[O sistema de cotas] é uma discriminação às avessas, em que o branco não tem direito a uma vaga mesmo se sua pontuação for maior.
Ives Gandra, Professor Emérito da Escola de Comando de Estado Maior do Exército
Cláudia Lanyelle

Nenhum comentário:

Postar um comentário