terça-feira, 15 de maio de 2012

O Domínio da Rede Globo

   
  A Rede Globo de Televisão surgiu com investimento do grupo americano TIME LIFE, o que na época era proibido pela constituição. Após ser formada uma CPI para apurar os fatos, foi aprovado um projeto de lei, para que o contrato ilegal entre a GLOBO e a TIME LIFE fosse legalizado. O problema é que nenhum outro canal recebeu tanta infraestrutura  e investimentos, o que tornou fácil a dominação do mercado de comunicação pela GLOBO.
 Desde a sua fundação, em 1965, a emissora consolidou um poder e uma crescente influência sobre a opinião pública, com enorme domínio na conduta da sociedade brasileira. Notabilizou-se por um significativo monopólio de audiência porque direcionou o foco da sua produção cultural para um público fiel e habituado a assistir à televisão em família. O que não lhe faltava era criatividade nas telenovelas, nos casos especiais, nos telejornais, nos musicais, nos humorísticos. A TV Globo, com um conjunto de artistas que marcou época, tornou-se líder de audiência e se destacou das demais emissoras concorrentes exatamente pelo respeito a esse elenco, razão por que o público se mantinha e ainda se mantém fiel aos apelos do "plim-plim".





Letícia Bastos


Um comentário:

  1. A informação que você postou falando da globo foi muito interessante, pois eu não sabia nada disso e agora eu tenho uma noção sobre a rede globo. Parabéns pelo trabalho. Aprendi também muitas coisas sobre a televisão. Ela tem muitas coisas que não conheço, por exemplo, o que acontece no mundo, mas as vezes a televisão é ruim porque ela fala mentiras.

    ResponderExcluir