quarta-feira, 16 de maio de 2012

                      

 LEI DE COTAS PARA NEGROS
   
  As cotas para negros  ou cotas raciais, caracterizam-se pela reserva de vagas em instituições públicas ou privadas para determinados grupos que são classificados por sua etnia: Negros, Pardos e Indígenas.
  O objetivo dessa ação, segundo o governo, é reverter o racismo contra determinadas classes étnicas, promover e acelerar uma maior inclusão social de tais grupos na sociedade e, aumentar o número de pessoas, que fazem parte desses grupos, nas universidades em todo país, visando um aumento de oportunidades dessas pessoas no ensino superior e futuramente no mercado de trabalho.
  O Supremo Tribunal Federal (STF), em Abril desse ano, decidiu de forma unânime, que esse sistema de cotas raciais, já antes adotado pela Universidade de Brasília(UnB), está de acordo com a Constituição. Contudo, a implatação deste modelo é opcional e ficará a critério das reitorias das instituições.
  Esse assunto é bastante polêmico e nada indica que um dia deixará de ser. Já foram realizados vários debates e entrevistas acerca do tema, nos quais podemos notar o confrontamento de opiniões e argumentos utilizados pelos que são a favor e aqueles que são contra as cotas raciais.




Carlos Lacerda

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário